top of page

2023 - 2024: Revisão sistemática de literatura sobre as condições dos trabalhadores-estudantes do ensino superior no Brasil

As revisões sistemáticas de literatura (RSL) são metodologias que sintetizam a produção acadêmica sobre um determinado tema em um recorte específico. Constatamos no desenvolvimento de pesquisas anteriores sobre como os jovens e adultos conciliam o trabalho e o estudo no período noturno que esse campo não possui um estudo de RSL. A partir desta lacuna, identificamos a relevância científica e necessidade de realização deste projeto. Nesse sentido, o objetivo aqui proposto é o de identificar e sistematizar os resultados de estudos sobre a relação entre o trabalho e o estudo (foco no par dialético evasão/permanência) dos trabalhadores-estudantes, no período de 2018 a 2023, utilizando o protocolo indicado pela RSI. A metodologia a ser utilizada engloba o estudo aprofundado e a aplicação do protocolo de realização da RSL - definição cuidadosa da questão/objetivo; da equação de pesquisa; da base de dados; dos critérios de inclusão e exclusão; dos critérios de validade metodológica; do registro processual da pesquisa; e, por fim, do tratamento dos dados (RAMOS; FARIA FARIA, 2014) e o processo de análise de conteúdo a partir de Bardin (2016) e Franco (2008)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) .

Integrantes: Gisele Francisca da Silva Carvalho - Coordenador / Ana Lucia Guimarães da Silveira Vale - Integrante / Ana Mirian Lucareli Albarez - Integrante / Carla Soares de Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Bolsa.

2021 - 2022: O trabalhador-estudante frente à COVID-19: análise multivariada dos dados de um survey

A pandemia, que se convencionou chamar de COVID-19, alterou bruscamente a vida de todos, ainda que de maneira desigual e combinada. Assim, considerando-se a maneira particular com que os estudantes que trabalham podem ser afetados por essa crise, este projeto, em continuidade a uma pesquisa em andamento, tem o objetivo geral de identificar e analisar as diferenças, correlações e inter-relações em relação a variáveis específicas (sexo, etnia, possui ou não dependentes, tipo de trabalho e carga horária de trabalho) e as estratégias que tais estudantes utilizam para conciliar trabalho e estudo, permanecendo na instituição, no contexto da pandemia. Os dados em questão já foram coletados em um pesquisa que encontra-se em andamento e está em fase de consolidação. A amostra foi de 193 questionários aplicados no IF Sudeste MG ? Campus SJDR e 119 questionários aplicados no IFMG ? Campus Ouro Preto. A metodologia de análise aqui proposta, complementando e dando continuidade à análise descritiva já em andamento, será a estatística multivariada, abarcando testes e as técnicas aprofundadas de análise de correlação e fatorial. Dessa forma, espera-se que haja uma contribuição teórica ao campo de estudos no que se refere ao entendimento sobre a permanência do trabalhador-estudante nas instituições de ensino técnico e superior, no contexto pandêmico, entendendo melhor sobre como questões que envolvem as referidas variáveis, à luz do referencial teórico utilizado, interferem nesse processo de conciliação. Por hipótese, acredita-se que os trabalhadores-estudantes estejam lidando com grandes dificuldades relacionadas à manutenção de seus vínculos de trabalho, o que pode interferir no retorno à instituição de ensino na ocasião de retomada das aulas presenciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Gisele Francisca da Silva Carvalho - Coordenador / Mariana Sampaio Ribeiro - Integrante / Leandro Eduardo Vieira de Barros - Integrante / Antenor Henrique da Silva Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

2020 - 2021: O trabalhador estudante frente à COVID 19 uma proposta de monitoramento e aproximação pedagógica

Vivencia-se no mundo, neste ano de 2020, um contexto de excepcionalidade. A pandemia, que se convencionou chamar de COVID-19, alterou bruscamente a vida de todos, ainda que de maneira desigual e combinada. Conforme assevera Harvey (2020), o desastre pandêmico não é puramente natural. Aspectos políticos, econômicos, ideológicos, sociais, culturais e as relações de poder hegemônicas estão a todo momento imbricadas e alterando as decisões em torno do combate ao vírus. Assim, considerando-se a maneira particular com que os estudantes que trabalham podem ser afetados por essa crise, este projeto tem como seu principal objetivo identificar as condições de vida dos trabalhadores-estudantes no contexto da pandemia, com vistas a possibilitar ações de apoio psicossocial e pedagógico a esses mesmos estudantes. Por hipótese, acredita-se que os trabalhadores-estudantes estejam lidando com grandes dificuldades relacionadas à manutenção de seus vínculos de trabalho, o que pode interferir no retorno à instituição de ensino na ocasião de retomada das aulas presenciais. A fim de validar essa conjectura inicial, a metodologia a ser utilizada será composta por duas etapas. A primeira abarcará a aplicação e análise de um questionário online, destinado aos trabalhadores-estudantes, matriculados no IF Sudeste MG Campus São João del-Rei e no IFMG Campus Ouro Preto. A segunda etapa constará do estudo de referências relacionadas ao processo educacional, que auxiliem na ressignificação do contexto vivido e na formulação de formas didáticas voltadas a uma aproximação pedagógica com os trabalhadores-estudantes. Espera-se que os dados coletados contribuam para o campo de pesquisa estudado e para um maior conhecimento institucional acerca das condições sociais e educacionais vivenciadas pelos seus estudantes que trabalham. Além disso, almeja-se que os dados possam subsidiar políticas internas de assistência psicossocial e de acompanhamento pedagógico desses estudantes durante a suspensão do calendário escolar e após o retorno às aulas.

2020 - 2021: Análise multivariada de dados sobre o universo do estudante-trabalhador: relações pedagógicas e sociais

Os processos que constituem o fenômeno da permanência escolar de estudantes do ensino noturno que trabalham no diurno devem ser investigados para a promoção de ações institucionais e políticas públicas que visem ao sucesso escolar desses sujeitos. Pesquisas já concluídas na área apontam a pouca disponibilidade dos discentes investigados para o estudo fora do ambiente escolar, a baixa variabilidade de estratégias desse mesmo público para conciliar trabalho e atividades acadêmicas e insuficiência de políticas pedagógicas e práticas metodológicas que considerem as particularidades do ensino noturno e do estudante-trabalhador. Nesse sentido, em continuidade a investigações anteriores, o objetivo geral deste projeto é o de investigar, identificar e analisar as diferenças, correlações e inter-relações existentes no perfil de estudantes que trabalham (sexo, etnia, possui ou não dependentes, tipo de trabalho e carga horária de trabalho) e as estratégias que eles utilizam para conciliar trabalho e estudo, permanecendo na instituição. Os dados já foram coletados em uma pesquisa que se encontra em andamento. A metodologia de análise aqui proposta, complementando e dando continuidade à análise descritiva e de conteúdo do projeto em andamento, será a estatística multivariada, abarcando testes e as técnicas aprofundadas de análise discriminante, correlação e fatorial. Dessa forma, espera-se que haja uma contribuição teórica ao campo de estudos sobre o trabalho docente no que se refere ao entendimento sobre a permanência do trabalhador-estudante nas instituições de ensino técnico e superior, entendendo melhor sobre como questões que envolvem o sexo, a etnia, o fato de possuírem ou não dependentes, o tipo e a carga horária de trabalho, à luz do referencial teórico utilizado, interferem nesse processo de conciliação.

2020 - 2021 : O trabalhador-estudante frente à COVID-19: uma proposta de monitoramento e aproximação pedagógica

Vivencia-se no mundo, neste ano de 2020, um contexto de excepcionalidade. A pandemia, que se convencionou chamar de COVID-19, alterou bruscamente a vida de todos, ainda que de maneira desigual e combinada. Conforme assevera Harvey (2020), o desastre pandêmico não é puramente natural. Aspectos políticos, econômicos, ideológicos, sociais, culturais e as relações de poder hegemônicas estão a todo momento imbricadas e alterando as decisões em torno do combate ao vírus. Assim, considerando-se a maneira particular com que os estudantes que trabalham podem ser afetados por essa crise, este projeto tem como seu principal objetivo identificar as condições de vida dos trabalhadores-estudantes no contexto da pandemia, com vistas a possibilitar ações de apoio psicossocial e pedagógico a esses mesmos estudantes. Por hipótese, acredita-se que os trabalhadores-estudantes estejam lidando com grandes dificuldades relacionadas à manutenção de seus vínculos de trabalho, o que pode interferir no retorno à instituição de ensino na ocasião de retomada das aulas presenciais. A fim de validar essa conjectura inicial, a  metodologia a ser utilizada será composta por duas etapas. A primeira abarcará a aplicação e análise de um questionário online, destinado aos trabalhadores- estudantes, matriculados no IF Sudeste MG Campus São João del-Rei e no IFMG Campus Ouro Preto. A segunda etapa constará do estudo de referências relacionadas ao processo educacional, que auxiliem na ressignificação do contexto vivido e na formulação de formas didáticas voltadas a uma aproximação pedagógica com os trabalhadores-estudantes. Espera-se que os dados coletados contribuam para o campo de pesquisa estudado e para um maior conhecimento institucional acerca das condições sociais e educacionais vivenciadas pelos seus estudantes que trabalham. Além disso, almeja-se que os dados possam subsidiar políticas internas de assistência psicossocial e de acompanhamento pedagógico desses estudantes durante a suspensão do calendário escolar e após o retorno às aulas.

2019 - 2021: O universo do trabalhador-estudante: intersecções entre representações e identidades de empregados e empregadores

A realização de estudos e pesquisas que têm como objeto de investigação analisar como se dão as relações entre o trabalho e o estudo, bem como entre o trabalhador e seu empregador, é fundamental para que possamos compreender qual a influência dessas relações tanto no que tange o fenômeno da evasão escolar quanto no sucesso e êxito de trabalhadores-estudantes da escola noturna. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é identificar a existência, ou não, de práticas, na relação entre trabalhadores-estudantes e seus empregadores, que podem promover ou excluir a complementariedade entre trabalho e estudo. Analisando, assim, quais as influencias e impactos na longevidade e/ou no fracasso escolar de estudantes com este perfil, bem como qual a visão do empregador sobre esse processo. A população investigada é composta de estudantes, dos cursos técnicos e superiores, regularmente matriculados no Campus São João del-Rei do IF SUDESTE MG que são trabalhadores, assim como de empregadores de São João del-Rei e região.

2016 - 2017: O universo do estudante que trabalha: relações entre as práticas escolares e a evasão ou permanência escolar em cursos técnicos e superiores do IF Sudeste MG - Campus SJDR

Em um cenário político-educacional que demanda intervenções relacionadas à permanência com êxito dos discentes, esta pesquisa analisou as culturas e princípios de ordem didática, pedagógica, curricular e normativa que promovem e/ou tolhem a permanência dos alunos que trabalham e, concomitantemente, estudam nos cursos Técnicos e de Graduação ofertados pelo IF SUDESTE MG - Campus São João del-Rei. Nesse sentido, foram explicitados, entre outros, os princípios a seguir: O problema de pesquisa - compreender a partir de quais práticas escolares (institucionais e individuais) o estudo e o trabalho podem deixar de constituir uma relação de exclusão e transformar-se em relação de complementaridade. O objetivo geral da pesquisa: investigar, no âmbito do IF SUDESTE MG - Campus SJDR, as práticas escolares que contribuem para a permanência do trabalhador-estudante em seu respectivo curso. E, finalmente, os objetivos específicos: elencar e analisar as ações institucionais que visam à permanência dos trabalhadores-estudantes do IF SUDESTE MG - Campus SJDR; identificar os trabalhadores-estudantes matriculados  em todas as turmas de cursos técnicos e de cursos superiores; elaborar o perfil socioeconômico dos estudantes investigados, considerando carga horária de trabalho diária, bem como outras especificidades; além de identificar e analisar as práticas escolares individuais dos estudantes-alvo da pesquisa. Tais resultados foram obtidos através da análise dos questionários aplicados aos discentes.

SOBRE NÓS

O grupo de pesquisa objetiva possibilitar análises sobre os diversos fenômenos que implicam, direta ou indiretamente, nas estruturas sociais e na vida dos trabalhadores estudantes.

LOCALIZAÇÃO

IF SUDESTE MG

CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI

Rua Américo Davim Filho, s/ nº 

Bairro Vila São Paulo

São João del-Rei – MG

CONECTE-SE
cats.png

Copyright © 2018-2026 EDIPET - Todos os Direitos Reservados. Site por Rhuan J. Silva.

bottom of page