top of page
LIVROS
A Tensa Relação entre o Trabalho e o Estudo no Brasil:
os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino
técnico e superior noturno
É árdua a rotina daqueles que estudam e trabalham concomitantemente. A relação que é estabelecida ao se manter ambas as tarefas reestrutura a vida dos indivíduos que, em certa medida e até certo ponto, focarão mais em uma atividade que em outra. É sabido que o trabalho insere os indivíduos no mundo social, oferecendo a eles oportunidades para suprirem suas necessidades. Ao mesmo tempo, o estudo oferece – ainda que não garanta – a perspectiva de um futuro melhor. Dessa forma, cria-se um paradoxo referente a esses dois elementos essenciais à vida humana.
CARVALHO, G. F. S.; DIAS, R. K.; SILVA, R. J. A Tensa Relação entre o Trabalho e o Estudo no Brasil: os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino técnico e superior noturno. 1. ed. São João del-Rei: IF SUDESTE MG, 2018. 160p
Condições sociais dos trabalhadores-estudantes:
o acirramento das desigualdades a partir da pandemia de Covid-19
Como os estudantes do ensino técnico e superior noturno, que trabalham durante o dia, para suprirem as necessidades básicas de sobrevivência, e estudam no período noturno, mantêm essa dupla jornada? Essa pergunta norteia os trabalhos do Grupo de Pesquisa Estratégias Didático-Pedagógicas voltadas ao Estudante-Trabalhador (EDIPET) desde o ano de 2015. O primeiro livro produzido pelo grupo, intitulado A tensa relação entre trabalho e estudo no Brasil: os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino técnico e superior noturno, foi publicado em 2018. Continuando os estudos, apresentamos aos interessados pelo tema este segundo livro, que investiga e analisa os desdobramentos da pandemia de Covid-19 para a construção do processo de permanência dos trabalhadores-estudantes, uma vez que, se as desigualdades sociais se acirram, aprofundadas estarão as desigualdades educacionais. O conjunto dos 5 capítulos que compõem este livro foi organizado em duas partes: a primeira está fundamentada em uma base de análise ancorada na sociologia da educação, representada, principalmente, por Pierre Bourdieu; a segunda discute os dados utilizando predominantemente a análise estatística a partir das categorias cor, gênero e saúde mental.
CARVALHO, G. F. S.; DIAS, R. K.; MATOS, D. P.; SILVA, R. J. Condições sociais dos trabalhadores-estudantes: o acirramento das desigualdades a partir da pandemia de Covid-19. São Paulo: Editora Dialética, 2023. 132p.
bottom of page